Os 3 perfis de alunos de Tango. Qual é o seu?

Por Cleidson e Bel

Olá, hoje vamos falar sobre os três perfis de alunos que dançam tango no Brasil, é muito importante saber identificar o seu perfil de aprendizagem para entender que as pessoas aprendem em tempos diferentes, alguns tem mais dificuldade do que outros e é super normal.

 

Perfil 1- São aqueles alunos que têm muita facilidade para aprender, que parecem ter um talento nato para a dança, aqueles que em pouco tempo conseguem um desenvolvimento acima da média, talvez um a cada 100 alunos que eu conheço tem esse perfil.

 

Perfil 2- São um outro grupo de alunos que possui um ritmo de aprendizado normal, eles conseguem aprender no ritmo da turma, geralmente eles têm facilidade em uma determinada aula e dificuldade em outra , mas na média eles acompanham bem o ritmo de uma aula em grupo sem maiores problemas ,eu diria que a cada 100 alunos 90 tem esse perfil ou seja a grande maioria.

 

Perfil 3- Bem Cleidson e os demais? Os outros nove alunos, nesse total de 100, eles sentem mais dificuldade de aprender? Exatamente, porém isso é extremamente normal gente. Hoje eu sou professor de tango, mas eu lhes digo sem a menor sombra de dúvidas que eu fui um desses nove alunos, eu agradeço muito à minha parceira Bel Miranda que teve muita paciência no início do meu aprendizado.

 

Deixa eu contar uma história pra vocês, quando comecei a fazer aula de dança de salão eu tive que cursar quatro semestres seguidos das aulas de nível iniciante, para começar a perceber que eu estava indo bem, enquanto um aluno normal aprendia  um determinado passo em dez minutos eu precisava do triplo de tempo para aprender aquele passo.

 

Vocês sabem quanto eu tenho de altura?  Eu tenho um metro e noventa e três centímetros, eu era disparado um dos mais desengonçados da turma, porém hoje eu tenho certeza de que todos podem aprender, o importante é saber respeitar o seu ritmo e não se cobrar tanto.

 

Vamos fazer uma reflexão ao seu respeito, nas aulas de dança, você se considera um aluno com muita facilidade? Você está dentro da média, ou se considera um aluno com muita dificuldade? Bom se você ainda não começou a fazer a aula vai tender a dizer que tem dificuldade, que é muito duro, que não tem ritmo e por aí vai, a gente sempre pensa que não está bem, especialmente os homens, que costumam dizer que não leva jeito.

 

Com bons professores, um bom método de ensino e força de vontade você vai aprender a dançar tango com toda certeza, independente do perfil de aluno que você se enquadra. Talvez você tenha sim alguma dificuldade e eu sei exatamente como você se sente, mas assim como aconteceu comigo eu já vi muitos alunos começaram de forma lenta, insegura, e depois se destacarem muito mais que os outros graças à dedicação que eles tiveram.

 

Eu gostaria de encerrar com uma frase que eu gosto muito do empreendedor Henry Ford: “Se você acredita que pode ou se você acredita que não pode, em ambos os casos você tem razão”.

 

 

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/dancetangobrasil/