Os 5 segredos das boas alunas de Tango...
Por Cleidson e Bel
Hoje eu quero ensinar as damas a aproveitar o máximo do potencial delas para dançar tango, eu tenho muitas alunas da qual eu me orgulho, mas hoje eu queria contar a história de uma aluna especial que se chama Marina.
Na minha opinião ela e todas as boas alunas de tango possuem algumas características em comum, são pequenas atitudes que fazem uma grande diferença no progresso delas.
1º segredo busque constantemente pelos fundamentos do tango: Primeiro eu quero que vocês entendam que a Marina é uma dama comum, com as suas dificuldades e limitações, ela faz apenas uma aula de tango por semana há mais ou menos uns dois anos, porém ela é uma dama que se mostra extremamente aberta a recomeçar. Quando as damas acham que por saberem dançar não precisam mais fazer aulas, elas começam a estagnar.
2º segredo procure ser ativa no seu processo de aprendizado: A Marina também é uma dama extremamente curiosa, questionadora, intrigada em querer entender os detalhes das aulas de tango, eu espero que vocês façam parte da aula, não fiquem chateadas com o que eu vou dizer, mas eu queria que vocês não fossem passivas na dança, muito pelo contrário queiram compreender o que fazem, para dançar com quaisquer cavalheiros independente se eles conduzem bem ou não.
Na verdade, dançando apenas com cavalheiros que conduzem bem, você só vai mascarar a sua falta de técnica, tenham muito cuidado com isso procure evoluir sempre a ponto de conseguir dançar com qualquer um.
3º segredo escute muitos tangos: Sem dúvidas que ajuda muito a dançar de acordo com a orquestra que está tocando, no caso da Marina eu posso dizer que é extremo se eu perguntar a ela que tango nós acabamos de dançar ela vai dizer não só o nome do tango, mas a orquestra e talvez até o nome do cantor. Mas enfim meninas vocês não precisam chegar a esse nível, vocês precisam no mínimo compreender que dançar ao som de uma orquestra mais marcada, mais rítmica por exemplo, é bem diferente de dançar ao som de uma orquestra mais lenta, mais melódica, o tempo dos seus adornos muda, a forma como você abraça, também muda de orquestra para a outra.
4º segredo assiduidade nas aulas e nos bailes: Eu sei que essa dica é meio óbvia, mas se a sua dança tiver lacunas de aulas que você perdeu certamente se tornará uma dama abaixo da média e não é isso que vocês querem.
5º segredo saber o papel que tem na dança: Ela sabe exatamente o papel que desempenha na dança, dançar tango é 50% cavalheiro e 50% dama. Meninas não deixem que nós cavalheiros, pelo simples fato de conduzir, sejamos os que tomam todas as decisões, a dama pode propor, pode criar, pode construir a dança juntamente com o seu par, durante as aulas fale abertamente se uma condução não estiver sendo clara, ajudem o cavalheiro nas dificuldades deles, claro que eu não estou pedindo para que vocês se tornem damas chatas que ficam o tempo todo no pé dos cavalheiros apontando os erros deles durante as aulas, eu quero apenas que você seja parte da construção da aula de igual para igual.
Esses são os cinco segredos das boas alunas de tango e antes que me peçam eu também vou fazer um post falando dos 5 segredos dos bons alunos de tango, mas isso é assunto para o próximo post.
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/dancetangobrasil/
Creditosda Foto: https://www.facebook.com/layumba.tangohamburg.de