5 erros mais comuns dos homens em um baile de Tango

Por Cleidson e Bel

Olá tangueiros de todo Brasil, hoje vou falar dos cinco erros mais comuns que os homens cometem em um baile de tango.

Erro 1 - Higiene pessoal: Eu acredito que toda dama já passou pela desagradável situação de ter que dançar com um homem que não cuida muito desse aspecto. Por favor rapazes, vamos ficar atentos. Tudo começa antes de ir ao baile: tome aquele banho bem caprichado e cuide da sua higiene pessoal de forma geral, lembre-se que o tango é uma dança de bastante contato físico onde o seu par vai tocar a sua pele, vai sentir o seu cheiro, a sua transpiração; cuide bem do seu hálito e para isso eu recomendo uma boa pastilha de menta, caso você venha a comer alguma coisa durante a milonga e for dançar logo em seguida, se por exemplo o ambiente do baile não for climatizado, ou se você costuma suar em excesso, eu recomendo que você leve uma toalha para se secar  regularmente, ou levar até duas, ou três blusas reservas para trocar durante a noite, faça tudo para não desagradar a sua dama nesse aspecto.

 

Erro 2 - Corrigir a dama: É um erro, primeiro porque, para ensinar algo a sua dama você vai provavelmente ter que parar no meio do salão por alguns instantes e isso pode atrapalhar inclusive a circulação dos demais casais que estão dançando. Segundo porque, na minha opinião, baile é baile e aula é aula. A dama naquele momento está ali para colocar em prática o que ela aprendeu, e se você acha que ela está errando algum passo é importante que você saiba adaptar a sua dança a dama.... de repente tentar conduzi-la de uma outra forma, até porque o erro pode inclusive ser seu, via de regra eu não recomendo você bancar o professor, pois a sua dama pode também não gostar dessa postura.


Erro 3 - Passos em excesso: O cavalheiro que dança executando passos em excesso, sem respeitar os limites da dama, se é a primeira vez que você está dançando com determinada parceira vá com calma, identifique como ela responde às suas conduções, se estão bem conectados, se a dama consegue entender bem o que você está propondo e gradativamente, respeitando a música, respeitando a agilidade que a sua dama demonstra ter, você vai construindo a sua dança, tendo a preocupação constante se ela está acompanhando. Na minha opinião, um dos principais objetivos do cavalheiro é proporcionar a dama uma dança prazerosa. É melhor que você utilize poucos passos bem executados e que a sua dama esteja entendendo com clareza, ao invés de muitos passos gerando desconforto a ela. Acredite cavalheiro, ao dançar tango muitas vezes menos é mais e você vai entender isso com o passar do tempo e provavelmente vai se lembrar desse texto.


Erro 4 - Passos perigosos: Cuide bem da sua dama e dos demais casais que estão no salão, até porque o tango de salão é uma dança social e essa preocupação deve sempre existir. Essa missão também é da dama, mas claro que os cavalheiros devem fazer a parte deles e prezar pelo bem de todo mundo que está à sua volta.


Erro 5 - Esperar ser muito experiente para ir à Milonga: Por último, um erro comum dos rapazes que é achar que para ir ao baile de tango ele precisa ter bastante experiência, achar que é preciso fazer muitas aulas de tango até chegar ao nível ideal antes de sair para dançar. Para ter experiência e dançar bem você precisa ir à milonga, é lá que você vai entender como funcionam os convites, praticar o deslocamento no salão, colocar em prática o que você já aprendeu, não importando muito quantas aulas você tenha feito, eu garanto que independente do nível e da quantidade de passos que um homem sabe fazer as damas terão maior prazer em dançar com eles. Minha opinião é que no salão somos todos iguais não existem iniciantes e avançados apenas damas e cavalheiros que dançam tango.


Se você chegou até aqui é porque se importa em proporcionar uma dança melhor para o seu parceiro, por isso eu te parabenizo e espero que eu tenha conseguido contribuir com essa questão. 


Siga-nos no Instagram https://www.instagram.com/dancetangobrasil/