5 erros mais comuns das mulheres em um baile de Tango

Por Cleidson e Bel

Olá tudo bem? Eu quero compartilhar com vocês os cinco erros mais comuns que as mulheres cometem em um baile de tango, mas eu gostaria de iniciar explicando que essas reclamações não são apenas minhas, também são dos homens que eu converso regularmente e que frequentam as Milongas.

Ansiedade em excesso: Os rapazes podem não gostar de dançar com uma dama que parece desesperada, aquela dama que você mal convidou e ela já corre pra abraçar como se fosse a última dança da vida dela. Claro que a dama deve sim demonstrar que quer dançar e ficar atenta aos convites com uma postura ativa, porém meninas mantenham a calma e quando você for convidada respire fundo e caminhe normalmente até o seu par, até porque num baile de tango geralmente você dança uma sequência de três ou quatro músicas com o mesmo cavalheiro, portanto não há motivo para pressa, ok?

Conversar enquanto dança: Meninas, nada de conversar durante a dança. É bem difícil dançar com a dama que fica pedindo para o cavalheiro fazer um determinado passo ou durante a dança não entende uma condução, olha para o cavalheiro e pergunta o que era para fazer; ou ainda acha que cometeu algum erro e fica pedindo desculpas o tempo todo, fazendo comentários a respeito do que está dançando. Damas, a gente não vê problema em você não ter entendido uma determinada condução ou até mesmo ter cometido alguma falha, porque isso faz parte da dança e nós também falhamos, mas ficar fazendo perguntas ou comentários em excesso nos desconcentra bastante porque o cavalheiro está pensando em uma série de coisas como em ouvir a música, em deslocar no salão, pensando nos passos na condução, enfim... vamos cuidar mais dessa questão, ok?

Apoiar- se demais sobre seu par: Nada de se apoiar excessivamente sobre o seu cavalheiro, pois ele com certeza vai ter dificuldades em lhe conduzir. Vai ficar cansado e talvez ele pense duas vezes antes de lhe convidar uma oportunidade futura, claro que a dama que está aprendendo vai desequilibrar com mais facilidade ela está se acostumando com o salto, com os pivôs, os passos que aprendeu recentemente, mas esse não é o caso que eu estou falando e sim dos casos em que a gente nota que a dama simplesmente está com os braços relaxados sem atentar para o fato de que pode estar pesando demais.

Roupa inadequada: Atenção para a roupa que você vai escolher para ir ao baile, às vezes tem pequenos detalhes que atrapalham e você nem se dá conta, por exemplo: uma vez eu dancei com uma dama que a blusa dela era toda de lantejoula e aquilo começou a doer um pouco porque o braço da gente desliza sobre as costas da dama e há um certo atrito que machuca a nossa pele; um outro caso comum é quando a dama usa uma blusa de seda e o braço que apoia nas costas fica deslizando excessivamente obrigando o casal a ajustar várias vezes o abraço durante a dança; às vezes ela vai com uma saia muito curta que fica subindo e ela também acaba sendo obrigada a ficar descendo e com certeza isso atrapalha; em outro extremo uma saia muito longa pode enganchar em alguma coisa ou outra na própria dama, na sandália por exemplo. Enfim essa é uma reclamação que eu escuto sempre dos cavalheiros é importante as damas ficarem atentas.

Adornos em excesso: Damas nós dançamos tango para que vocês apareçam, até porque a maior beleza na dança na minha opinião é a mulher, e vocês devem se usar os adornos, porém muito cuidado com eles. É importante, por exemplo, identificar o nível do seu parceiro. Talvez um cavalheiro mais iniciante que ainda não está muito seguro tem dificuldades em dançar com uma dama que faz adornos em excesso. Um outro ponto diz respeito à questão da musicalidade. É importante, por exemplo, identificar que tango você está bailando, será um tango mais tranquilo que pede um pouco mais de calma e adornos mais contidos. O seu cavalheiro pode estar naquele momento realizando uma mudança simples, apenas caminhando, fazendo pausas e você realizando movimentações exageradas sem sintonia com o seu par. Pense nisso e os seus adornos vão parecer menos repetitivos, eles serão usados no momento certo e na intensidade certa.

Em resumo lembrem-se: cuidado com ansiedade excessiva antes da dança, nada de ficar falando no ouvido do seu parceiro o tempo todo, tenha certeza de que o seu abraço está confortável, escolha com critério a roupa que você vai usar no baile e utilize os seus adornos dentro da música e em sintonia com o seu par. Damas, não pensem que eu vou parar por aqui na próxima semana eu vou falar sobre os erros mais comuns que os homens cometem em um baile de tango, deixe um comentário dizendo que você achou desse artigo ok? quero muito saber a sua opinião. Um abraço a todos e até breve.

Siga-nos no Instagram https://www.instagram.com/dancetangobrasil/