Aula sobre "ronda" (deslocamento no baile de Tango)

Por Cleidson e Bel

Hoje eu vou ensinar como funciona o deslocamento em um baile de tango, ou seja, em uma milonga, os casais dançam no sentido contrário aos ponteiros do relógio, ao circular o baile fica muito mais dinâmico e vivo, funciona semelhante aos carros em uma rotatória de trânsito, sendo que as faixas do tango são chamadas de rondas.

Em uma milonga mais lotada é possível identificar uma ronda maior de casais e rondas menores na parte de dentro do salão, essas rondas são independentes umas das outras, portanto ao dançarem em uma das rondas você deve observar apenas o casal que está na sua frente e o casal que está atrás.

Como no trânsito existem algumas regrinhas para manter essas rondas organizadas, o tango é uma dança onde a preocupação com a parte social é muito forte, os casais dançam circulando para não comprometer a dança dos demais, tomam sempre cuidado para não se chocar e nem tampouco realizar movimentos bruscos ou perigosos.

Tudo começa ao entrar no salão, o casal entra atento para não comprometer a dança de quem está atrás e nem de quem está dançando a frente naquela ronda. Mais uma vez ocorre exatamente como no trânsito, os carros que querem entrar em uma via esperam o momento certo para não causar nenhum acidente, uma vez dentro da ronda o cavalheiro procura manter mais ou menos uma equidistância entre o casal da frente e o casal detrás, ou seja, não é aconselhável ficar muito tempo parado comprometendo a dança de quem está atrás nem tão pouco deslocar muito rápido deixando o casal da frente sufocado e sem espaço.

os casais buscam um equilíbrio entre dançar no lugar e se deslocar um pouco, mas é claro que a velocidade de deslocamento depende das características da orquestra que está tocando. Última dica muito importante é que no tango não há ultrapassagem, a não ser em casos extremos, em teoria você vai iniciar a dança entre dois casais e vai terminar a dança entre os mesmos casais.

Uma das coisas mais lindas em um baile de tango é que não importa quantas aulas você fez, ou o seu nível de experiência, todos podem dançar e se deslocar no sentido anti-horário tranquilamente, como em um engarrafamento a grande diferença é que esse é um congestionamento, digamos muito prazeroso e ao som de músicas maravilhosas e ao lado de pessoas pacientes e amáveis.

Em resumo é assim que funcionam as rondas e o deslocamento em uma milonga, então eu queria terminar agradecendo a todos que têm acompanhado o Dance Tango Brasil, um abraço e até o próximo post.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/dancetangobrasil