O que é Milonga e como ela funciona?

Por Cleidson e Bel

Quando alguém diz que está indo para um baile de tango essa pessoa, na verdade, está indo para uma Milonga, portanto a Milonga nada mais é do que uma festa onde as pessoas que dançam tango se reúnem para dançar. Ir a uma Milonga é de fundamental importância para todo mundo que dança tango, porque é o momento máximo de socialização entre essas pessoas além de ser, claro, o momento delas de colocar em prática tudo o que sabem sobre tango. 

Existem Milongas espalhadas por todo o mundo tudo que você precisa fazer é descobrir onde ocorrem as Milongas aí na sua cidade e você pode estar me perguntando: “Mas Cleidson como funciona uma Milonga?”.

Bem os tangos são organizados em sequencias de três ou quatro músicas, geralmente em uma mesma orquestra. Essa sequência é chamada de tanda e quando um cavalheiro convida uma dama para dançar, e ela aceita claro, eles não dançam apenas um tango, eles geralmente dançam uma tanda completa.

Entre uma tanda e a outra vai tocar uma música rápida com duração aproximada de um minuto. Essa música é chamada de "cortina" e serve para que todos os casais deixem o salão e retornem para suas mesas. Logo em seguida vai iniciar uma nova sequência de tangos, uma nova cortina e assim por diante, para permitir a troca dos pares.

Em um baile de tango até a forma como um cavalheiro convida uma dama é especial, e eu particularmente acho incrível, vamos entender como funciona:

Quando inicia uma tanda os cavalheiros mantêm contato visual com as damas que eles gostariam de dançar...  as damas devem ficar atentas aos olhares dos cavalheiros e quando um deles visualiza uma dama que ele quer convidar ele faz um gesto simples com a cabeça, esse gesto inclusive tem nome é chamado de "cabeceo" e tem como objetivo principal dar a dama o poder de decidir se ela quer ou não dançar naquele momento, evitando claro constrangimento entre ambas as partes caso a dama  esteja cansada, por exemplo.

Esse cabeceo ele não é obrigatório depende muito da Milonga, se é uma Milonga tradicional ou uma Milonga mais relaxada o importante aqui é que os cavalheiros saibam identificar se a dama tem o real interesse de dançar naquele momento, eu costumo sempre dizer que dançar um tango é como um romance que dura três minutos e a gente sabe que quando os dois querem o momento é sempre muito mais encantador.

Agora que você já sabe o que é uma Milonga, entendeu a divisão das tandas e os convites através do cabeceo eu queria que você deixasse um comentário aqui em baixo dizendo que você achou desse artigo, quem sabe até sugerindo um tema para os artigos futuros, a sua participação é muito importante para nós... é ela que vai dizer se estamos no caminho certo, ok?

Um grande abraço e até breve!

Siga-nos no Instagram : https://www.instagram.com/dancetangobrasil/