Como não esquecer os passos de Tango?

Por Cleidson e Bel

Uma situação recorrente que ocorre com os alunos quando eles estão começando principalmente é que eles nos relatam que estão esquecendo os passos, então como fazer para não esquecer os passos aprendidos?

 

É interessante a gente observar que o tango em relação a outras danças de salão ele possui uma característica um pouco diferente, por exemplo quando você aprende a dançar salsa ou forró, que possui de repente uma base em que você fica repetindo aquela estrutura várias vezes e no meio daquela base você por exemplo faz um giro, a tendência é que você repita  aquele giro muitas vezes dentro de uma salsa ou dentro de um forró.

 

Por exemplo as salsas, no caso, tem quatro minutos e meio e você fica ali repetindo aquele passo várias vezes e com certeza você vai internalizar o passo por isso e depois outro salsa e no final da aula de repente você repetiu 30 vezes, 40 vezes aquele passo que você acabou de aprender e isso com certeza vai facilitar o seu processo de retenção do conteúdo.

 

No caso do tango, eu acho que ele sofre de um pequeno atraso nesse sentido, porque primeiro os tangos são mais curtos de dois minutos e meio mais ou menos e segundo porque quando você aprende um determinado passo de tango por ele ter um deslocamento também no sentido anti-horário você demora mais para repeti-lo.

 

Então na aula o que acontece muito, por exemplo, o aluno aprendeu a fazer o sanduíche, então quando o professor solta a música para o aluno praticar é muito comum que ele execute o sanduíche em um determinado local da sala e depois que ele faz ele se desloca um pouco mais para frente, faz uma pausa e depois faz o segundo sanduíche e isso já se foram 40 segundos do tango e depois ele anda mais um pouco e faz a última vez.

 

Então perceberam que quando terminar o tango talvez o aluno tenha repetido esse sanduíche no máximo quatro vezes. Entende a comparação lá com a salsa ou forró que tem uma base que você fica fixo no mesmo lugar repetindo aquele passo, a diferença é grande.

 

Então a dica que eu te dou primeiro está relacionado à você combinar ali com a sua dama, de certa forma, que você vai repetir mais o passo “olha eu estou aprendendo sanduíche e não se importe se a minha dança vai ficar, digamos assim pobre, porque nesse momento eu quero muito praticar o sanduíche, vamos repetir muito”.

 

Então você faz um sanduíche tenta se deslocar um pouco mais rápido, repete de novo, repete mais duas vezes no mesmo local antes de se deslocar, ou seja o seu propósito é aumentar a quantidade de passos que você faz aquele passo que você aprendeu naquela aula  em uma mesma música ,você puder dobrar a quantidade de vezes que você repete dentro daquela Alda, excelente você vai com certeza  reter aquele conteúdo de uma maneira muito mais eficaz, porque vai conseguir incorporar aquele passo  mais do que de costume.

 

Então uma outra dica relacionada a essa repetição é que você não vai simplesmente repetir, se por exemplo você está aprendendo uma sequência de sacadas, você não vai simplesmente repetir aquela sequência de sacadas da mesma forma naquele tango, você em um momento você vai tentar fazer na sequência mais suave, depois você faz ela um pouco marcando, a condução um pouco mais forte para sua dama e aí você vai experimentando, ou seja na verdade você  está repetindo, mas buscando novas possibilidades dentro daquele passo sem querer fugir muito da estrutura que o professor ensinou.

 

Muito importante que você obedeça o propósito  do seu professor na aula, se ele quer aquela determinada sequência de sacadas, você faz aquela determinada sequência variando simplesmente na forma como conduz, como é que eu conduzo se for mais suave, se for mais forte, se tiver um espaço mais reduzido naquele local da sala e aí você tá repetindo várias vezes porém em diferentes intenções.

 

Outra coisa que você pode fazer também é alterar o tempo do passo, então se por exemplo você está bem seguro em repetir aquele passo em tempo simples da marcação forte do tango, você pode muito bem fazer dois tempos e uma marcação ou seja dançar mais lento aquela mesma sequência e aí é onde você está repetindo a mesma coisa, porém buscando outra forma de fazer.

 

Isso vai te dar com certeza mais absorção do conteúdo e na outra aula você já repetiu tanto aquele passo que você vai ter mais facilidade de prosseguir com o aprendizado sem achar que não absorveu bem o conteúdo anterior.

Acontece muito, a gente chega no baile ou na aula e esquece o que viu na semana anterior na maioria das vezes, é por que você não fez  aquele passo uma quantidade de vezes suficiente para seu o corpo internalize e você passe a fazê-lo de forma automática, sem ter que lembrar, sem ter que pensar.

 

Então repetição é sempre a mãe do aprendizado, muito obrigado por nos acompanhar se você tiver gostado bastante dessas dicas ou se você não gostou não tem problema a gente quer um feedback seu pra saber se a gente está no caminho certo muito obrigado um grande abraço e até o próximo post.

 

Inscreva-se no nosso canal do Youtube:https://www.youtube.com/dancetangobrasil