De iniciante a avançado: qual o seu nível no Tango?

Por Cleidson e Bel

Hoje eu vou ajudar a você identificar qual o seu nível atual no Tango. Será que você é iniciante, intermediário ou avançado? Essas classificações, claro, são bem subjetivas, mas a minha opinião é a seguinte para você saber em que nível você está hoje faça uma análise de quatro aspectos.

1º Aspecto: Está relacionado às aulas que você frequentou e frequenta.

2º Aspecto: Tem relação com as Milongas que você comparece.

3º Aspecto: Está ligado ao seu lado emocional em relação à dança.

4º Aspecto: É preciso avaliar o seu envolvimento com o tango.

Se você ainda não dança tango, consequentemente não tem quase nenhum envolvimento emocional com a dança e tende fazer você a acreditar que tango é difícil, que dançar não é pra você, tudo isso parece muito distante da sua realidade.

 Já o iniciante ele faz no máximo duas horas de aula por semana e às vezes até falta as aulas porque ele teve que priorizar outra coisa, o tango ainda não é tão importante pra ele. Via de regra como tudo ainda é muito novo, ele depende muito do professor para evoluir está se familiarizando com as músicas, está preocupado com os passos e o tango dele ainda está meio que nascendo.

O iniciante ele vai uma vez por mês para um baile de tango e nem dança muito, ele fica meio tímido, acha que todo mundo já dança uma barbaridade, ou seja, o estado emocional do iniciante é de alguém que acredita que é possível aprender a dançar, mas claro que ele ainda se sente inseguro.

O nível intermediário, nessa fase ele já está encantado pelo tango, ele não perde por nada uma aula da turma, quer aprender mais e mais passos para dançar na Milonga, ele comparece no mínimo a três delas por mês e se permite dançar com todo mundo, não tem mais tanto receio, portanto o estado emocional é de um aluno que está bem mais equilibrado, ele já entendeu que o corpo dele tem um tempo, que têm aulas de tango que ele vai pegar num piscar de olhos e que em outras ele vai ter um pouco mais de dificuldade.

Essa é uma fase maravilhosa de muitas descobertas que eu recomendo que você desfrute sem pressa,

O engraçado é que o aluno avançado ele não faz mais aulas do que o iniciante ou intermediário, pode até ser que faça, mas a grande diferença está na quantidade de Milongas que ele frequenta se na cidade dele tiver Milonga todo o dia, ele vai estar lá todo o dia, o aluno avançado já entendeu que acumular passos sem praticar, não faz evoluir eles sabem que fazer aula é muito importante não passa pela cabeça dele deixar de ir para suas aulas de tango, mas que ele precisa estar mais tempo dançando do que aprendendo novos passos.

Cleidson, então que dicas você me dar para sair do iniciante para intermediário ou do intermediário para o avançado? Primeiro para responder essa pergunta eu quero que você perceba que eu não falei de tempo aqui, em nenhum momento, de quantos meses você precisa para mudar de nível ou quantidade de aulas, nada disso, eu apenas citei comportamentos que são adotados pela maioria das pessoas dentro de cada um desses níveis.

Eu vou fazer algumas perguntas e você vai responder sim ou não, para cada pergunta que você responder não fique atento, esse é o comportamento que você deve alterar:

Você está fazendo aulas de tango regularmente pelo menos duas horas por semana de forma pontual e com assiduidade?

Você escuta tango no seu tempo livre?

Você gosta quando seu professor dá uma aula de fundamentos com caminhadas e exercícios de técnica individual, ou para melhorar o seu abraço quando ele faz um trabalho de equilíbrio e postura?

Você está controlando o seu estado emocional, já entendeu que todo o aprendizado é um processo e que você precisa dar um passo de cada vez na direção certa ou está queimando etapas?

Você vai a pelo menos uma Milonga por semana, e no caso da sua cidade ainda não ter Milongas toda semana, você está presente nas Milongas eventuais que ocorrem na sua cidade?

Por último e mais importante você quer realmente mudar de nível ou você está acomodado e satisfeito com a sua dança atualmente?

Existem alunos iniciantes que já têm comportamento de um aluno intermediário e avançado, assim como existem também os alunos avançados que guardam alguns comportamentos de iniciante, portanto a minha dica para você que quer avançar de um nível para o outro é a seguinte altere os seus hábitos e comece pelos pontos que eu citei aqui.

Inscreva-se no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/dancetangobrasil