Milonga - Um Ritmo Rioplatense

Por Cleidson e Bel

Música típica Rioplatense, que se originou no Uruguai e na Argentina, a Milonga é uma das principais precursoras do tango e é baseada em ritmos trazidos para ambos os lados do Rio de la Plata a partir da África, Cuba e Espanha.


Pesquisadores dizem que o termo "Milonga" teria vindo do idioma africano Bantu, e que poderia ser traduzido por "palavras". Teve início como um poema cantado, onde as letras eram mais importantes do que a música em si. A Milonga era simples, com um padrão rítmico fixo 2/4, que posteriormente evoluiu para melodias mais complexas e rápidas.

Nasceu com o som do violão - ou da guitarra, como é chamado em castelhano -, e outros instrumentos foram se incorporando, como a flauta, o piano e o violino, formação dos primeiros grupos de tango.

Por volta da década de 1870, o ritmo contagiou os salões, dando origem à dança de mesmo nome. Sua coreografia é semelhante à do tango, porém seus movimentos são mais rápidos e relaxados.


Alguns dos maiores nomes da Milonga foram:  Roberto Firpo, Angel D'Agostino, Pedro Laurenz, Villoldo, Francisco Canaro, Rodolfo Biagi, Juan d'Arienzo, Edgardo Donato, Gabino Ezeiza, Aníbal Troilo, Lucio Demare, Domingo Federico, Angel Vargas, Mariano Mores, Francisco Lomuto e Carlos Di Sarli. Além de se referir à música e à dança, o termo Milonga é atualmente aplicado também ao evento ou local onde se dança o tango.


Matéria publicada na EmDiv Magazine Kindle Edition - Maio 2012


Inscreva-se no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/dancetangobrasil