As mulheres podem convidar para dançar Tango?

Por Cleidson e Bel

Essa dúvida vem à tona porque o que geralmente se vê são os homens tomando a iniciativa e tirando as damas para dançar, quase sempre, porém isso na minha opinião não é uma regra, eu prefiro dizer que é um costume, uma cultura, digamos uma tradição e é exatamente por isso que as formas de convidar estão em constante evolução.

A título de exemplo, existe uma outra tradição em que os homens que conduzem e as mulheres recebem a condução, isso é simplesmente uma divisão de papéis, poderia ser ao contrário, mas a convenção virou costume e funciona assim até os dias de hoje.

Imagine se o homem e a mulher tentassem conduzir ao mesmo tempo, certamente a dança ficaria bem confusa, essa portanto foi uma convenção que se mantém até os dias de hoje. Deixa eu dar um outro exemplo de costume que agora que se modificou: antigamente haviam muitas milongas em Buenos Aires, onde os homens que queriam dançar sentavam de um lado do salão e as mulheres do outro lado, porém nos dias de hoje eu conheço apenas uma Milonga em Buenos Aires que preserva essa tradição, essa Milonga se chama Cachirulo.

Agora voltando ao tema principal, por um instante reflita: como seria ao começar um tango se todos se levantassem das suas cadeiras para convidar, tanto os homens quanto as mulheres, talvez muitas damas teriam que voltar para os seus lugares porque os homens disponíveis acabariam nos primeiros 30 segundos de música; em outras palavras por uma questão até de organização do baile e de logística convencionou-se no passado que os homens convidam, muito por conta da origem do Tango que tem relação com os homens cortejando as damas para bailar.

Antigamente a mulher não havia conquistado a sua independência, não haviam digamos direitos iguais em quase nada, só para citar um exemplo da dança se um cavalheiro tivesse a intenção de convidar uma dama e essa dama estivesse acompanhada na mesa com o seu parceiro, era necessário primeiro pedir permissão ao homem antes de convidar a mulher, era uma questão básica de formalidade e educação, hoje em dia é você vê os convites ocorrerem diretamente a mulher, sendo mais comum apenas um cumprimento ao parceiro dela.

Em alguns lugares recusar um convite para dançar pode ser considerado uma ofensa, em outros é algo completamente normal, não causa nenhum constrangimento, depende da cultura daquele país e do costume, mas Cleidson afinal as mulheres podem convidar para lançar?

Eu acredito que sim, eu sou a favor que as damas também convidem para dançar, apesar de que existem homens que não gostam de ser convidados, eles preferem seguir a tradição e tomar sempre a iniciativa, assim como por outro lado existem damas que morrem de vergonha de convidar e se sentem muito mais cômodas em  simplesmente esperar os convites.

Perceba que tudo depende da época ,do local e da cabeça de cada um, o mais importante aqui é respeitar cada opinião pois nesse assunto certamente opiniões contrárias  não vão faltar ,eu apenas gostaria de salientar que uma dama que convida está sujeita às mesmas regras que um cavalheiro que convida, eu citei em posts passados que no tango existe uma forma de convite muito peculiar que se chama cabeceo, que nada mais é do que um convite que se origina de uma troca de olhares seguido de um gesto de cabeça que pode ou não ser aceito, ou seja é importante que exista sempre a seguinte percepção, será que a pessoa que eu quero convidar, independente de homem ou mulher gostaria de dançar neste momento?

E para terminar eu gostaria de saber a sua opinião damas, vocês também gostam de convidar o preferem deixar essa missão para os cavalheiros? E vocês rapazes ficam felizes quando uma dama é quem convida? Deixe seu comentário, eu estou ansioso para saber a opinião de todos a respeito desse assunto, um abraço grande e até o próximo post.

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/dancetangobrasil/