A origem do Tango
Por Cleidson e Bel
Eu gostaria de lhe contar uma história que começou ainda durante o século XIX, que foi quando uma imensa população masculina, vindos da Europa, deixaram suas casas e as suas famílias para tentar a sorte e trabalhar em terras estrangeiras, como no Uruguai e na Argentina por exemplo. A consequência disso é que depois de algum tempo e devido ao grande excedente populacional masculino na Argentina, diversos prostíbulos acabaram se estabelecendo no país. Foi feita, inclusive, uma pesquisa recente que mostrou que no final do século XIX contando apenas a capital Buenos Aires, haviam mais de 200 casas de prostituição.
Nessas casas tocava música de origem Europeia, Africana e Gaúcha e foi justamente na fusão de ritmos originados dessas três regiões que surgiu o Tango. Muita gente não sabe, mas no início o tango era puramente instrumental, não era cantado. Depois de algum tempo os tangos começaram a ganhar as suas primeiras letras e obviamente elas descreviam situações daquele meio onde o tango nasceu, por isso durante um bom tempo a dança era considerada imprópria pelas mulheres da sociedade. Elas tinham uma verdadeira aversão à dança e à música do tango, até porque as mulheres que gostavam de Tango não eram muito bem vistas.
O interessante é que aqueles mesmos imigrantes que chegaram a Buenos Aires à procura de trabalho, depois que retornaram para a Europa, foram responsáveis pela popularização do tango por lá, principalmente em Paris.
Com o passar do tempo os ataques e preconceitos com o tango foram perdendo força e um fato inusitado é que o papa Pio X chegou a analisar o tango para julgar as suas características e aprovou... ainda bem! E foi assim, com a aceitação da escola Europeia e a aprovação do papa que o tango passou a ter letras que retratavam outros assuntos que não tinha nenhuma relação com os prostíbulos e consequentemente ele ganhou espaço nos salões de festas.
Agora um outro fator muito importante e que também contribuiu com a popularização do tango foi incrível sucesso que teve o cantor Carlos Gardel. Ele, digamos assim, levou o tango para o mundo através dos seus filmes e, claro, através da voz tão marcante que ele tinha.
Inscreva-se no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/dancetangobrasil