Porque algumas pessoas aprendem Tango e outras não?
Por Cleidson e Bel
Muitas pessoas começam a fazer aulas de tango, porém algumas não aprendem, qual será o motivo? O que leva uma pessoa a desistir de fazer aulas? Sei lá, afirmando que não leva jeito para dançar? Porque razão existem alunos que aprendem a dançar e outros que não?
Para mim existem três grandes motivos que contribuem para que uma pessoa não consiga aprender a dançar tango e o pior é que é muito comum que às vezes a pessoa tenha, digamos o azar ,de se deparar com os três fatores ao mesmo tempo o que torna praticamente impossível a evolução dela. Identificar esses motivos é muito importante tanto para os alunos quanto para os professores de tango.
O objetivo aqui é facilitar o aprendizado de novos alunos e manter motivados os alunos que começaram há pouco tempo, sabe aqueles que ainda estão decidindo se querem realmente continuar no dançando.
1º Motivo - É necessário ter um bom método de ensino: Nesse momento eu queria falar diretamente aos professores de tango que me acompanham, por favor facilite a vida dos seus alunos, ofereça a eles um conteúdo organizado passo a passo e que não passe a impressão de que o aluno está sempre correndo atrás para acompanhar as aulas. Pense que o aluno já chega para as aulas assim meio inseguro sabe, com uma certa crença limitante de que dançar tango é difícil, por isso logo nas primeiras aulas é papel do professor desmistificar essa questão, se você passar conteúdo demais no início o aluno vai erroneamente concluir que dançar tango é sim complicado demais pra ele e talvez desista.
Se você vai ensiná-lo a caminhar, não pode falar dos detalhes que você professor utiliza na sua caminhada, nossa esse erro é muito comum, você professor dança há anos e o seu aluno está nas primeiras horas de tango, jamais vai conseguir caminhar com a mesma técnica que você. Simplesmente diga a ele que caminhe de forma natural, sem falar tantos detalhes, entende, no momento oportuno, em aulas futuras mais avançadas, você vai adicionando detalhes na caminhada deles.
Procure também escolher com cuidado que conteúdo você vai ensinar nas primeiras aulas, o aluno que sai da aula achando que o conteúdo foi fácil ele retorna para a aula seguinte motivado a evoluir, tente portanto controlar sua ansiedade de ensinar mais e mais além da capacidade dos alunos de aprender, lembre-se do seu período de aprendizado professor, quando você começou foi ou não foi necessário algum tempo? A sua evolução foi gradativa, não ocorreu do dia pra noite, lembre-se disso e tire o pé do acelerador nas suas primeiras aulas.
2º Motivo - É a falta de foco e de persistência: Eu queria que vocês entendessem que tudo na vida tem um ônus e um bônus, se você quer realmente dançar bem você precisa estar focado e persistir, não é porque você teve dificuldades em uma determinada a aula que deve chegar à conclusão de que não consegue dançar.
Quantas vezes você caiu no chão até aprender a andar? Quantas vezes você estancou o carro enquanto aprendia a dirigir? Ou pronunciou algo errado enquanto aprendia a falar? Poderia citar “N” exemplos para te tranquilizar e dizer a você que tenha paciência consigo mesmo, tenha foco, perseverança, só não aprende a dançar tango quem desiste. Eu diria que você não deve fazer aulas de tango para aprender a dançar, você deve fazer aulas de tango até aprender a dançar é diferente.
3º Motivo - Não colocar em pratica o que aprendeu: Ás vezes o aluno é perseverante, faz aulas com um professor que tem um método de ensino bom, mas ele não coloca em prática o que aprende, tem uma frase do filósofo Confúcio, depois me corrijam se eu estiver errado, ela diz assim: “Aquilo que eu escuto eu esqueço, aquilo que eu vejo eu lembro e aquilo que eu faço eu aprendo”. Você precisa colocar em prática o seu tango, precisa ir aos bailes, o aprendizado é um ciclo que só se encerra quando você coloca em prática o conhecimento.
“A Cleidson, na minha cidade só tem uma Milonga por mês?” então organiza uma prática com os seus colegas de sala, você precisa dançar em um ambiente à parte, como um complemento das suas aulas.
Se você já começou a fazer aulas de tango e desistiu por achar que não estava aprendendo provavelmente foi por um desses três motivos, ou método de ensino não era bom, ou você não perseverou, ou não estava focado, ou foi porque simplesmente não estava colocando em prática o que aprendeu nas aulas, pense nisso.
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/dancetangobrasil/