Por que dançar Tango?

Por Cleidson e Bel

Olá eu sou Cleidson Diniz e hoje eu vou te falar porque você deve aprender a dançar tango e para isso vou te contar uma história para você entender como o tango pode mudar a sua vida.

Há cerca de nove anos atrás eu recebi um convite para participar de uma aula de dança de salão e o interessante é que na época eu trabalhava como analista de sistemas, era bastante tímido, enfim falar em público, por exemplo, para mim era um desastre, chamei três amigos próximos que eu tinha para ir comigo, e lá estávamos nós em uma sala lotada de jovens fazendo uma aula inaugural gratuita, para concorrer a uma vaga para um curso de dança de salão, na época eram 25 vagas para homens e 25 vagas para mulheres e a gente ia aprender diversos ritmos da dança de salão.

Eu e um outro amigo conseguimos as vagas para permanecer no curso, claro que naquela época eu não tinha a menor noção do impacto que aquela iniciativa ia causar na minha vida, eu lembro que trabalhava das 8h às 21h da noite todos os dias e eu ficava sempre contando os minutos para minha próxima aula de dança, que era no sábado, aquele era o momento em que eu tinha a oportunidade de conhecer várias pessoas, esquecer a rotina pesada de trabalho e ainda evoluir em diversos aspectos como pessoa.

Em seguida eu fiz a minha primeira aula de tango em um curso de férias que era oferecido pela própria escola e logo fiquei encantado, em pouco tempo o tango já era o meu ritmo favorito.

Antes disso o meu gosto musical era totalmente influenciado pelo o que tocava na rádio, eu simplesmente não tinha um critério para ouvir música, nem preciso dizer que o meu gosto musical se modificou bastante, na minha opinião para muito melhor.

Em 2010 eu comecei a dar aulas de tango com a minha parceira Bel Miranda ainda meio sem jeito, mas com a vontade imensa de crescer e de difundir o tango para todos. Naquele ano quando tocava as músicas nos bailes só ficava no salão um ou dois casais no máximo.

No início a gente dava aula em lugares bem improvisados, levávamos água no garrafão com gelo para os alunos beberem durante a aula, o local por exemplo, não tinha espelhos, não tinha um piso adequado e muito menos climatização, mesmo assim foi um período fantástico, valeu muito a pena aquele esforço todo e hoje depois de um crescimento do tango eu tenho amigos maravilhosos, pessoas que eu realmente confio, que encontro regularmente nos bailes de tango que eu passei a frequentar toda semana.

Enfim mudou muita coisa na minha vida, eu lembro que quando trabalhava em um escritório eu preferia vender as minhas férias para produzir mais e atualmente férias para mim é viajar todos os anos para Buenos Aires com um grupo de dezenas de amigos, todos apaixonados pelo tango.

Estou contando essa história porque quando olho para trás e vejo aquele cara de 1,93 de altura, que praticamente não tinha amigos, sendo totalmente transformado pelo tango eu sinto vontade de compartilhar minha experiencia para transformar a vida de o máximo de pessoas possíveis e impossíveis.

Por isso eu digo para você que acha que não leva jeito, acredite se deu certo para mim também pode dar certo pra você, portanto o recado que eu posso passar pra você se resume em duas palavras “dance tango”.

Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/dancetangobrasil/