Em quanto tempo você vai aprender a dançar Tango?

Por Cleidson e Bel

Muitos alunos quando começam a fazer aulas eles me perguntam: Cleidson, quanto tempo eu vou levar para aprender a dançar tango? Ainda tem outros que perguntam: Qual a quantidade mínima de aulas que eu devo fazer até me sentir à vontade de ir para o baile, e digamos, não passar vergonha? Para responder essas perguntas eu vou contar uma história de um aluno meu que se chama Alexandre, da sua primeira viagem a Buenos Aires.

 

Todos os anos eu e a minha parceira Bel Miranda levamos nossos alunos para Buenos Aires e naquele ano, eu acredito que em agosto de 2013, nós estávamos na mesa com cerca de 20 brasileiros, dentre eles o Alexandre, eu já era professor de tango naquela época e estava acostumado com aquele ambiente de baile, então rapidamente eu saí para convidar alguém para dançar e quando voltei para a mesa, depois da dança, quase todos os alunos ainda estavam sentados conversando, pedindo algo para comer ou haviam dançado entre eles, exceto o Alexandre que já havia convidado uma argentina para dançar nos primeiro tangos.

 

Na minha primeira viagem a Buenos Aires, alguns anos antes disso, eu havia ido pra várias bailes de tango e na maioria deles dançava apenas com a minha parceira por insegurança, ou até por falta de um professor que me orientasse naquela época, mas enfim diferente de mim o Alexandre já no primeiro baile dele dançou a noite toda até o último tango, eu me lembro que ele dançou até com uma professora que eu não consegui convidar naquela noite.

 

Percebam como a questão aqui não é técnica, não é importante quanta experiência no ritmo você tenha, não importa quantos passos você já aprendeu, a grande diferença está na sua mente, eu tenho alunos que após a primeira aula de tango já estão no domingo seguinte dançando na Milonga que eu organizo, caminhando, repetindo um passo que ele aprendeu.

 

Por outro lado eu tenho alguns alunos que passam meses fazendo aulas e se consideram que ainda não sabem dançar ,talvez se cobram demais, eu também era assim no início e eu compreendo perfeitamente o que esses alunos sentem, mas o meu objetivo aqui é encurtar o seu caminho, é te fazer entender que você precisa de pouco tempo para começar a dançar.

 

Uma analogia que eu gosto muito é de que em cinco minutos eu posso lhe ensinar as regras básicas do xadrez e você imediatamente começar a jogar uma partida, mas vai precisar de algum tempo para dominar o jogo, talvez você nunca pare de aprender sobre ele. Assim é o tango, uma aula é suficiente para você começar, o tempo portanto é relativo comece a fazer as aulas e quando você menos perceber estará dizendo para as pessoas que dança tango.


Inscreva-se no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/dancetangobrasil