De quem são os tangos que dançamos?
Por Cleidson e Bel
A essa altura você já deve ter notado que constantemente falamos o nome da música e da orquestra dos tangos que usamos nas aulas certo? Pois bem, é muito comum entre os bailarinos de tango a preocupação em distinguir as orquestras o mais breve possível após o início da música. Isso por que o tango mudou bastante durante os anos, seja na velocidade com músicas mais rápidas ou lentas, ou ainda, nos arranjos mais elaborados com pausas e contratempos complexos ou simples e com marcação constante. Saber disso nos primeiros segundos de quando a música começa a tocar é peça fundamental para uma dança mais musical. É algo que está totalmente relacionado a nossa expectativa de como vai ser a dança a seguir.
Existem orquestras características de tangos mais lentos, como é o caso de Carlos Di Sarli e Osvaldo Fresedo, outras de compassos mais rápidos e bem marcados como Juan D'Arienzo ou Aníbal Troilo, tem ainda aqueles com marcações mais simples como Francisco Canaro, até os mais complexos e precisamente elaborados como os de Osvaldo Pugliese. Cada uma tem suas características que modificam objetivamente a nossa forma de dançar em relação a musicalidade e é importante saber se estamos diante de uma música que necessite de mais agilidade ou uma maior preocupação com as pausas e constantes mudanças de velocidade.
"Mas espera aí, quer dizer que de agora em diante eu só vou poder dançar se eu souber qual orquestra está tocando?" - Não, todavia mais cedo ou mais tarde você perceberá que esse conhecimento vai te ajudar muito a ser mais musical e até com uma sintonia maior com o(a) seu(sua) parceiro(a). O estudo para tal é nada mais que escutar com uma certa constância e observar os padrões. De agora em diante, recomendo que dedique um pouco mais de sua atenção sempre que identificamos os tangos nas aulas. Garanto que rapidamente você perceberá essas características que identificam as orquestras, tornando o aprendizado mais prazeroso e nossa mente alimentada de uma boa cultura.
E então? Pronto para decorar pelo menos o nome das principais orquestras?
Aqui vão alguns que iremos discutir nos próximos textos: Carlos Di Sarli, Juan D'Arienzo, Osvaldo Fresedo, Anibal Troilo, Miguel Calo, Francisco Canaro, Ricardo Tanturi, Edgardo Donado, Rodolfo Biagi e Osvaldo Pugliese.
Estes são os que constantemente aparecem nas Milongas, mas enquanto não falamos de cada, um google em pelo menos um desses nomes não seria de todo mal né?
Inscreva-se no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/dancetangobrasil